Categories :

Como e feita a renda de bilro?

Como é feita a renda de bilro?

A renda de bilros é produzida pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios têxteis, executado sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros. O pique é um cartão, normalmente pintado da cor açafrão para facilitar a visão por parte da rendilheira, onde se decalcou um desenho, feito por especialistas.

O que é o bilro?

1. Utensílio semelhante a um pequeno fuso com o qual se fazem rendas ou obras de cabelo. 2. Pau com que se joga a bola.

Qual a origem da renda de bilro?

Flandres e Itália disputam a origem das rendas de bilros nos fins do século XV. Controvérsias à parte, o certo é que até hoje essa delicada arte é produzida, embora em menor escala, em diversos países, a exemplo da Bélgica, Espanha, China, República Checa, Itália, Portugal, Argentina e Brasil.

O que significa renda de bilros?

A renda de bilros é uma tipologia da renda que utiliza bilros (pequenos fusos onde se enrolam os fios) para a sua produção; de tradição secular, aportou no Brasil por meio das mulheres portuguesas.

Quem faz renda de bilros?

A chamada renda de almofada ou de bilros é desenvolvida pelas mãos das rendeiras que trabalham com uma almofada, um papelão cheio de furos, linha e bilros (pequenas peças de madeira semelhantes a fusos).

Quem inventou a renda de bilro?

Barbara Uttmann
Alemanha. Barbara Uttmann aprendeu a fazer renda de bilros ainda menina com um refugiado protestante. Em 1561 ela iniciou uma oficina de confecção de renda em Annaberg . Na época de sua morte, em 1575, havia mais de 30 mil rendeiras naquela área da Alemanha.

Onde surgiram as primeiras rendas de bilro no Brasil?

No Brasil a renda de bilros foi trazida pelos portugueses e durante muito tempo foi a ocupação de freiras nos conventos. Elas teciam alfaias para os altares das igrejas. Tanto no Brasil como em Portugal, atualmente a renda de bilro é feita por mulheres de pescadores em geral.

Quais as características da renda de bilros?

A Renda de Bilros é produzida sobre uma almofada, onde o enchimento é feito por materiais como crina, serragem, capim ou algodão. Ela é coberta por tecido com cor neutra para não confundir a visão da artesã. A almofada é a base para a confecção do trabalho e deve ficar apoiada num material de madeira para o manuseio.

Quando foi inventada a renda?

1547
Foi no reinado dela, em 1547, que o uso da renda foi introduzido na corte francesa. Existem inúmeras técnicas e as mais conhecidas são: A técnica de bilro – Feita com vários fios que, nas pontas, recebem bilros (peças de madeira que auxiliam o trançar).

Quem criou as rendas?

Em 1595, Morosina Morosini, esposa de outro Doge, fundou uma oficina de renda para 130 mulheres. No início do século XV, a produção de rendas tornou-se uma atividade remunerada, realizada por jovens que trabalhavam em casas de nobres, criando rendas para uso doméstico e em conventos.

Quando a renda de bilro chegou ao Brasil?

Renda de bilro, artesanato tradicional de Florianópolis, busca a modernização. Uma tradição que se recusa a morrer. Assim é a prática da renda de bilro, que se entrelaça com a história da Ilha de Santa Catarina há 270 anos, quando os primeiros açorianos chegaram por aqui.

Quem faz as rendas de bilros?