Categories :

Qual e o tema central de Dom Casmurro?

Qual é o tema central de Dom Casmurro?

O tema central de Dom Casmurro é o ciúme e a tragédia conjugal de Bentinho. A começar pela citação dos imperadores César, Augusto, Nero e Massinissa, que mataram suas esposas acusadas de adultério, até a citação shakespeariana do mouro Otelo que matou sua mulher pelo mesmo motivo.

O que o livro Dom Casmurro conta?

Sinopse*: “Dom Casmurro” conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Na adolescência, apaixona-se por Capítu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre.

Porque Machado de Assis escreveu o livro Dom Casmurro?

Em sua velhice, ele escreve um romance de memórias para compreender melhor a vida. Capitu, até a metade do livro, é quem dá as cartas na relação. É inteligente, tem iniciativa, procura articular maneiras de livrá-lo do seminário etc.

Qual é a frase mais famosa da obra Dom Casmurro?

Frases de Dom Casmurro

  • Nem tudo é claro na vida.
  • “Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva.
  • Seitei-me à sombra daquele que tanto havia desejado.
  • […]
  • ⁠Éramos dois e contrários.

Por que Dom Casmurro e tão discutida ainda hoje?

Pode se dizer que o principal tema de Dom Casmurro é adultério. Dom Casmurro é uma obra do Machado de Assis que fala sobre o adultério. O Bentinho, casado com Capitu, desenvolve suspeitar de que Capitu, sua noite, e Escobar, seu amigo, estão o traindo, porém, ele não consegue confirmar a sua duvida, e fica louco.

Quais são as personagens centrais de Dom Casmurro e quais as suas características?

As personagens principais são: Capitu: “criatura de 14 anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. Os cabelos grossos, feitos em duas tranças, com as pontas atadas uma à outra, à moda do tempo,… morena, olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, tinha a boca fina e o queixo largo…

O que motivou a promessa feita por Dona Glória?

Dona Glória, que havia perdido o primeiro filho, fez uma promessa a Deus, que se lhe concedesse um filho vivo esse iria para o seminário quando fosse o tempo e se tornaria padre. Nasceu Bento. Quando ele tinha seus quinze anos foi lembrada a sua mãe a promessa que fizera e que já era tempo de cumpri-la.

O que aconteceu no final do livro Dom Casmurro?

Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.

Quem é Sancha em Dom Casmurro?

Sancha: companheira de Colégio de Capitu, que mais tarde casa-se com Escobar. Ezequiel: filho de Capitu e Bentinho. Tem o primeiro nome de Escobar.

Quem é Pádua no livro Dom Casmurro?

Pádua: pai de Capitu. D. Fortunata: esposa de Pádua e mãe de Capitu.

Como diz Clarice Lispector?

Frases de Clarice Lispector

  • Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso.
  • Renda-se, como eu me rendi.
  • Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.
  • Tenho várias caras.
  • Liberdade é pouco.
  • A gente tem o direito de deixar o barco correr.
  • Amar não acaba.
  • O amor já está, está sempre.

Qual frase pertence ao Machado de Assis?

“Aos quinze anos, há até certa graça em ameaçar muito e não executar nada.” “Não há alegria pública que valha uma boa alegria particular.” “A falta de afeição é que traz a injustiça.” “Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo.”